Nome:
Local: Vitória, ES, Brazil

quinta-feira, junho 01, 2006


PORTUGAL

Pelo incrível que pareça, esta é apenas a quarta participação de Portugal em copas do mundo (1966, 1986 e 2002). A seleção comandada pelo técnico brasileiro, campeão em 2002, Luiz Felipe Scolari chega embalada à copa do mundo após o vice-campeonato na EUROCOPA 2004, o que deu confiança para os jogadores e a torcida.

Os convocados de Portugal são:

Goleiros: Ricardo (Sporting), Quim (Benfica) e Paulo Santos (Sporting Braga).
Defensores: Miguel (Valencia/ESP), Paulo Ferreira (Chelsea/ING), Nuno Valente (Everton/ING), Caneira (Sporting), Fernando Meira (Stuttgart/ALE), Ricardo Carvalho (Chelsea/ING) e Ricardo Costa (Porto).
Meias: Deco (Barcelona/ESP), Petit (Benfica), Costinha (Sem clube), Hugo Viana (Valencia/ESP), Maniche (Chelsea/ING), Tiago (Lyon/FRA) e Figo (Internazionale/ITA).
Atacantes: Cristiano Ronaldo (Manchester Utd/ING), Helder Postiga (Saint-Etienne/FRA), Simão (Benfica), Boa Morte (Fulham/ING), Nuno Gomes (Benfica) e Pauleta (PSG/FRA).

O time base português é composto por Ricardo; Paulo Ferreira, Ricardo Carvalho, Fernando Meira e Nuno Valente; Maniche, Costinha, Figo e Deco; Cristiano Ronaldo e Pauleta.

Os destaques da equipe são Pauleta, Deco e Cristiano Ronaldo.

Pauleta é o maior artilheiro da história da seleção portuguesa ao marcar, contra a Letônia, seu gol de número 42, ultrapassando o "Rei" Eusébio. Artilheiro nato, Pauleta tem vários recursos que podem ajudar, e muito, Portugal nesta copa, como bom cabeceio, chutes fortes de média e longa distância, bom posicionamento e bom arremate de curta distância.

O luso-brasileiro Deco será peça fundamental no meio campo português, dada sua capacidade de armar jogadas, bem como por seus fortes e precisos chutes de longa distância e a capacidade de marcar, rara em jogadores desta posição.

Por sua vez, Cristiano Ronaldo é uma grande promessa para esta copa do mundo. Certamente o jogador mais habilidoso e atrevido de Portugal, tem a capacidade de desconcertar seu marcador e defesas inteiras com seus dribles e velocidade. Será importante para sua seleção para abrir espaços nas grandes retrancas que devem marcar este mundial.

Analisando as chances de Portugal na copa do mundo, tenho que reconhecer que acredito muito no time português. Vejo Portugal como favoritíssima ao título, em especial por ser regido pelo "copeiro" Felipão. Acho que Felipão dará uma unidade a este time e alternativas ofensivas. Jogadores de qualidade Portugal tem, como já ficou provado na EUROCOPA-2004 e nas eliminatórias, bastando agora reunir estes jogadores em um grupo coeso - o que é especialidade de Scolari. No entanto, Felipão merece atenção apenas quanto a um aspecto, a saber: a variação das jogadas ofensivas. Isto, pois a seleção portuguesa é muito dependente de Pauleta para fazer os gols. Talvez a participação mais ativa no ataque e mais próxima à área de Deco, Figo e Cristiano Ronaldo possa ser a solução para este problema apontado.

1 Comments:

Blogger Billie Wonder said...

é na seleção da terrinha que deposito minha fé! =D

5:41 PM  

Postar um comentário

<< Home