Nome:
Local: Vitória, ES, Brazil

sexta-feira, maio 26, 2006

INGLATERRA

Após discutir todos os times do Grupo A, passamos, agora, ao grupo B. E começamos logo pelo cabeça-de-chave: Inglaterra. Apesar de ser o país onde foi “inventado” o futebol, a Inglaterra só veio a conquistar um mundial em 1966, competição disputada em sua própria casa.

Durante a década de 90, a Inglaterra passou por uma reformulação em seu futebol. Com o fracasso de 90 e com a sequer classificação para a copa do mundo de 94, uma nova geração, liderada por David Beckham, passou a valorizar mais o domínio e o passe de bola. E foi com esta postura que a seleção inglesa conseguiu bela campanha no mundial de 2002 – perdendo em jogo muito difícil, quase uma final antecipada, para os campeões, o Brasil – e ocupa hoje a 10ª colocação do ranking da FIFA.

E a Inglaterra vem para a copa com o seguinte plantel:

Goleiros: David James (Manchester City), Robert Green (Norwich City) e Paul Robinson (Tottenham Hotspur)

Defensores: John Terry, Wayne Bridge (ambos do Chelsea), Jamie Carragher (Liverpool), Rio Ferdinand, Gary Neville (ambos do Manchester United), Ashley Cole e Sol Campbell (ambos do Arsenal)

Meias: Joe Cole, Frank Lampard (ambos do Chelsea), Steven Gerrard (Liverpool), David Beckham (Real Madrid), Michael Carrick, Jermaine Jenas, Aaron Lennon (todos do Tottenham Hotspur), Owen Hargreaves (Bayern de Munique) e Stewart Downing (Middlesbrough)

Atacantes: Peter Crouch (Liverpool), Wayne Rooney (Manchester United), Michael Owen (Newcastle United) e Theo Walcott (Arsenal).

O esquema tático, assim como as seleções anteriormente analisadas, é o 4-4-2. No gol deve jogar o goleiro do Tottenham, Robinson, sendo o miolo de zaga formado por Ferdinand e Terry. As laterias ficam com Ashley Cole e Gary Neville. O meio de campo contará com Gerrard, Lampard, Joe Cole e Beckham. Por fim, o ataque será ocupado por Owen e Rooney.

Um dos destaques da equipe inglesa fica por conta da defesa muito consistente com Ferdinand e Terry. Excelentes marcadores, ótimo senso de posicionamento, bom condicionamento físico e precisos nos desarmes. Se estes dois jogadores estiverem bem entrosados e contarem com um mínimo de auxílio dos jogadores de meio campo, será muito difícil passar por esta defesa.

Outro ponto a destacar na equipe inglesa é o meio de campo. Formado por Gerrard. Lampard, Beckham e Joe Cole, tem-se um dos trunfos da Inglaterra, uma vez que são jogadores com uma certa capacidade de marcação, mas com muita habilidade para armar jogadas, seja através de lançamentos e cruzamentos, seja em velocidade com a bola dominada. Vale apontar, ainda, a qualidade destes meias em cobrar faltas e finalizar, em especial de fora da área.

Um último destaque da Inglaterra é o atacante Rooney. Artilheiro da Inglaterra na EURO-2004 com quatro gols, sendo, também, o jogador mais jovem a vestir a camisa inglesa, destacou-se desde cedo pela versatilidade, habilidade, força e indisciplina. Ao mesmo tempo em que encanta a torcida com seus gols e dribles, tem um histórico repleto de cartões e discussões em campo. Contudo, Rooney deve chegar à copa fora de seu peso ideal e sem o treinamento adequado, em virtude de contusão que o ameaça, inclusive, de ser cortado do elenco inglês. Segundo notícias recentes, Rooney não poderá atuar durante a primeira fase do mundial e o seu corte fica, agora, a cargo do técnico Sven-Goran Eriksson.

E a ausência de Rooney pode ser um dos principais pontos que ameaçam o favoritismo da seleção inglesa. Isto, pois a Inglaterra sempre foi – e com razão – apontada como uma das favoritas ao título. No entanto, com a ausência do jovem atacante, o elenco fica sem uma referência de qualidade no ataque. Além disso, o outro atacante, Owen, também se recupera de contusão. Em resumo, não adiantará nada à seleção inglesa contar com uma defesa firme e um meio de campo criativo, se o ataque não conta com um exímio finalizador, ou um finalizador em ótima forma. É claro que os reservas podem surpreender na copa, mas, por certo, é algo pouco provável, haja vista o futebol que apresentaram neste ano.

2 Comments:

Blogger Billie Wonder said...

quem não se lembra dakele gol do ronaldo gaúcho contra a inglaterra em 2002? akela falta q surpreendeu td mundo (inclusive ele.. hehe)

qnto à esse ano, a inglaterra é apontada por mtos (eu dentre esses mtos) como uma das favoridas.. mas não sei pq, pressinto com o meu lado mãe-dinah, q não vão ser eles os campeões.. hehe

3:09 PM  
Blogger Muniz said...

as chances da inglaterra são de 1/32. Talvez a mãe dinah esteja certa
hehehehehehhe

4:03 PM  

Postar um comentário

<< Home